Cinema,  Curiosidades

Tons do Cinema | A importância das cores nos filmes

Provavelmente você já ouviu em algum lugar sobre como as cores podem trazer diferentes sensações dependendo de seus tons e onde são colocadas. Por exemplo, a cor vermelho traz um sentimento de calor, atenção, destaque, energia. O amarelo traz alegria, jovialidade. O azul passa calma, serenidade, confiança (não é a toa que a maioria das logos das grandes empresas faz uso do azul), e por ai vai.

No mundo cinematográfico não é diferente, como as cores são muito eficazes, usá-las nas composições de cenário, figurino, iluminação faz muito sentido e ajuda a passar a energia que cada cena quer passar. Uma maneira bem bacana de perceber isso é nos filmes de Harry Potter, quando o enredo passa a ser mais sério, as cenas vão mudando para tons mais escuros e terrosos de uma maneira bem nítida.

Fazer um filme esteticamente agradável com uma palheta de cores bem pensada pode até ser fácil, mas usar as cores e as sensações de maneira mais discreta e inteligente é um desafio e traz elementos surpresa incríveis aos filmes e séries que normalmente demoramos para desvendar. Quando as cores são usadas na narrativa para conectar personagens ou algum elemento importante em cena a “surpresa” é bem mais interessante. Me recordo que a primeira vez que percebi issoem um filme foi em O Sexto Sentido. Em todas as cenas que algum personagem ou elemento sobrenatural está presente, a cor vermelha também está presente de alguma maneira, mesmo que de maneira muito sutil. Outro uso que também já reparei foi na série The Big Bang Theory, o personagem Sheldon sempre veste camisetas de cores que representam seu humor no momento da cena – o mesmo ocorre em Breaking Bad.

Sabendo disso uma conta de Instagram americana foi muito boazinha em juntar esses elementos de cenas famosas do cinema com suas devidas palhetas de cores, selecionei algumas a baixo:

Para quem quiser seguir a conta é a @colorpalette.cinema eles colocam a ficha técnica de cada filme bem completinha.

E você, tem alguma curiosidade ou segredo do cinema que acha bacana? Compartilhe com a gente nos comentários!

Beijos

Thábata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.