Cinema,  Curiosidades,  Dicas

10 filmes para homens

 

Quando eu tinha 13 anos, eu e a minha melhor amiga, escrevemos uma lista de tudo o que gostaríamos de fazer antes de morrer. Eu guardo esta lista até hoje, e confesso, tem umas coisas que escrevi que ainda bem que não posso realizar (como me casar com um mendigo), mas tem muitas que eu procuro e que ainda quero fazer. Ta por que você está lendo isso? Por que resolvi criar uma nova categoria pro blog – Checklist. Esta categoria vai trazer, determinadas coisas que você tem que fazer antes de morrer, sempre por ordem de prioridade o 1 é o mais importante.

Neste primeiro post vou listar os 10 filmes que todo homem tem que assistir antes de morrer, eu não assisti todos da lista, mas tive a ajuda de uma amigo meu apaixonado por cinema e que entende do assunto.

 

1 – Fight Club (Clube da Luta – 1999 com Edward Noston, Brad Pitt e Helena Carter).

Sinopse: O narrador sem nome (Edward Norton) é um empregado de uma companhia de automóveis que sofre de insônia. Depois de uma longa viagem, o narrador encontra seu apartamento destruído por uma explosão. Ele decide ligar para Tyler Durden (Brad Pitt), um vendedor de sabão que ele conheceu em um vôo, eles se encontram em um bar e se metem em uma briga com isto Durden o convida a morar com ele. A partir dai ele tem diversas lutas que atraem muitos homens, e decidem formar um clube de luta na parte de baixo de um bar. Mais clubes de luta formam-se em todo o país, e eles tornam-se numa organização anti-materialista e anti-capitalista denominada “Project Mayhem”, sob a liderança de Tyler.

Por que eu devo assistir? Por que o filme é fantástico. Ao contrário do que parece ele não trata de violência – apesar de ser constante no filme – ele fala de ideologia, uma crítica a sociedade moderna. O que mais me atraiu no filme é que ele é daqueles que tem um final inimaginável, surpreendente que faz todo o filme ter sentido.

Curiosidade: O filme não atingiu as expectativas de bilheteria e a princípio foi considerado um fracasso. Virou um dos filmes mais falados e controversos de 1999. Atualmente é considerado um sucesso comercial e um dos filmes mais inovadores já produzidos.

 

2 – Scarface ( Scarface – 1983 com Al Pacino, Michelle Pfeiffer e Steven Bauer).

Sinopse: Al Pacino interpreta o criminoso cubano Tony Montana que é exilado de Cuba para Miami. Montana começa a fazer pequenos trabalhos para o chefão do tráfico e logo sobe na organização criminosa. Tony se apaixona pela esposa do chefe e depois o mata. Em algum tempo ele chega ao topo ganhando cada vez mais poder e dinheiro, porém o vício em cocaína e os problemas com sua irmã acabam o levando a ruína.

Por que eu devo assistir? Por que o filme mostra como a ambição e a vontade de ter poder passa por cima de todas as outras coisas. Os homens gostam muito por ser violento e te prende a tela. A interpretação de Al Pacino é fantástica. É o filme da famosa frase: “Say hello to my little friend”.

Curiosidade: A palavra “fuck” é dita 182 vezes por Tony Montana no filme. A banda Blink 182 adotou o número por isso.

 

3 – The Godfather (O Poderoso Chefão – 1972 com Marlon Brando, Al Pacino e Diane Keaton).

Sinopse: Passado em 1945, Marlon Brando interpreta o temido Don Corleone, chefe de uma família mafiosa italiana em NY. Como costuma apadrinhar várias pessoas e ajudá-las ele é chamado de padrinho. Com a chegada das drogas na cidade as famílias mafiosas começam uma disputa pelo mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada das drogas na cidade sua família começa a sofrer atentados. Neste momento Michael (Al Pacino), um herói de guerra que nunca se meteu nos negócios da família decide proteger seu pai e os negócios da família.

Por que eu devo assistir? Simplesmente por que ele é dirigido por Francis Ford Coppola, considerado um dos melhores filmes da história do cinema, ganhou três Oscars e tem a interpretação impecável de Marlon Brando

Curiosidade: Um dos momentos mais chocantes do filme envolve uma cabeça de cavalo decapitada, que é real. / A presença de laranjas em cenas do filme sempre representam que alguém vai morrer ou irá ocorrer um atentado.

 

4 – The Usual Suspects (Os Suspeitos – 1995 com Kevin Spacey, Benicio Del Toro e Stephen Baldwin).

Sinopse: Kevin Spacey é Roger Kint, um homem em interrogação policial que conta ao interrogador uma história sobre eventos que conduzem a um massacre que ocorreu em um navio em Los Angeles. Kint passa o filme explicando, por meio de flashbacks, por que ele e seu sócio-em-crime estavam no barco.

Por que eu devo assistir? Mais um daqueles filmes que o final te deixa de boca aberta. Rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Kevin Spacey e melhor roteiro.

Curiosidade: Seu final é considerado um dos melhores, junto com o final de “O Sexto Sentido” e “O Suspeito da Rua Arlington”.

 

5 – L.A. Confidential (Los Angeles – Cidade Proibida – 1997 com Kevin Spacey, Russel Crowe, Kim Basinger e Danny DeVito)


Sinopse: No começo dos anos 50 em Los Angeles, três detetives usam diferentes métodos de trabalho e se defrontam com uma trama de conspiração e corrupção ligados a um esquema de prostitutas de luxo que encarnam estrelas do cinema.

Por que eu devo assistir? Por que não ganhou mais prêmios da academia por ter concorrido com Titanic em 1997. É um filme bem masculino, ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Kim Basinger e melhor roteiro.

Curiosidade: Nos créditos o filme aparecem várias fotos dos anos 50, época em que o filme se baseia, em que os personagens do filme foram inseridos e aparecem juntos de personalidades da época, como Frank Sinatra e Marilyn Monroe.

 

6 – 007 (007 – desde 1962 com Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig).


Sinopse: James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto do serviço de espionagem britânico MI-6. Descrito como um homem alto, moreno, de olhar penetrante, viril, porte atlético e sedutor, com idade de 33 a 40 anos, apreciador de vodka-martini (batido não, mexido) ótimo atirador com licença para matar e perito em artes marciais que combate o mal pelo mundo a serviço do governo de Sua Majestade que se apresenta com a famosa frase “My name is Bond, James Bond”. Possui 22 filmes oficiais (este ano estréia o 23).

Por que eu devo assistir? Por que ele é o agente secreto mais famoso do mundo. Ele é o exemplo de machão que todos os homens gostariam de ser. Tem carros potentes e exclusivos, armas de todos os tipos, nunca se apaixona ou sofre por uma mulher, dorme com as mulheres mais lindas do mundo e não importa o quanto lute, corra ou caia de um avião esta sempre arrumado e com o cabelo impecável.

Curiosidade: Todos os filmes juntos arrecadaram mais de 12 bilhões de dólares, tornando-a à série mais lucrativa de todos os tempos.

 

7 – Unforgiven (Os Imperdoáveis – 1992 com Clint Eastwood, Gene Hackman e Morgan Freeman).

Sinopse: Bill Munny (Clint Eastwood), é um pistoleiro aposentado que decide voltar a trabalhar quando lhe oferecem 1000 dólares para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Acompanhado de dois outros pistoleiros eles precisam confrontar um inglês que também quer a recompensa, e um xerife que não quer violência na cidade.

Por que eu devo assistir? Ganhou o Oscar de melhor filme, melhor direção, melhor ator coadjuvante e melhor montagem. Mostra uma terra sem lei

Curiosidade: O roteiro ficou 20 anos rodando por Hollywood a espera de alguém que quisesse filma-lo.

 

8 – Goodfellas (Os Bons Companheiros – 1990 com Ray Liotta, Robert De Niro e Joe Pesci).

Sinopse: Henry Hill (Ray Liotta) conta sua história de garoto do Brooklyn que sempre sonhou ser gângster. Aos 11 anos se torna o protegido de um mafioso, James Conway (Robert De Niro). Tratado como filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill (Loraine Bracco), sua amante. Impossibilitado de ser totalmente adotado pela família, Hill conquista prestígio e ganha muito dinheiro,porém agentes federais sabem de seu estilo de vida.

Por que eu devo assistir? É um clássico, considerado o segundo melhor filme sobre a máfia, depois de O Poderoso Chefão. Apesar de ter a parceria de De Niro com o diretor Scorsese, a atuação mais elogiada é a do ator Joe Pesci que interpreta Tommy DeVito.

Curiosidade: O diretor Martin Scorsese fez com que seus pais Catherine e Charles, que são atores, fizessem uma participação em Os Bons Companheiros.

 

9 – Pulp Fiction (Pulp Fiction – 1994 com John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e Bruce Willis).


Sinopse: John Travolta e Samuel L. Jackson são Vincent Vega e Jules Winnfield, dois assassinos contratados por um gângster para fazer “cobranças”. Vega é forçado a sair com a esposa do chefe Mia Wallace (Uma Thurman) e teme passar dos limites. Enquanto a trama rola, um boxeador se mete em apuros por ganhar uma luta que deveria perder.

Por que eu devo assistir? Por que foi um marco no cinema, sua narrativa é fora de ordem. Influenciou vários outros filmes dos anos 90. Pode ser considerado drama, comédia ou policial.

Curiosidade: O cachê de John Travolta foi de 150 mil dólares. / Este foi o segundo filme dirigido por Quentin Tarantino, o primeiro foi Cães de Aluguel (que por pouco não entrou nesta lista).

 

10 – Leaving Las Vegas (Despedida em Las Vegas – 1995 com Nicolas Cage, Elisabeth Shue e Julian Sands).


Sinopse: Nicolas Cage interpreta o alcoólatra Ben Sanderson que, aspós ter sido demitido da produção de um filme, decide ir até Las Vegas para literalmente morrer até beber. Na cidade conhece a prostituta Sera, por quem se apaixona. Os dois vivem juntos aceitando a vida um do outro, porém, Sanderson já está em um processo de deterioração.

Por que eu devo assistir? Por que rendeu um Oscar de melhor ator a Nicolas Cage, eu acho ele péssimo, mas neste filme ele realmente mereceu.

Curiosidade: O autor do filme se matou duas semanas após o filme ter entrado em produção.


E então, estão afim de assistir? Vale a pena!

Beijos

Thábata

Ps. Agradecimentos Attila Santos e Leandro Tarachuk


 


 

Uma curitibana e típica pisciana que adora filmes, séries, cultura, viagens e tudo de mais incrível, curioso e diferente que o mundo tem para mostrar! Meu propósito de vida é deixar o mundo um lugar mais leve para que as pessoas possam se amar mais, rir mais, relaxar mais e buscar a felicidade! Sempre gostei de escrever e de poder compartilhar meus pensamentos com outras pessoas e encontrei nos meus textos e no meu blog o lugar perfeito para isto.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.