
A Quarta Parede
Um amigão meu que gosta tanto de cinema e séries quanto eu me contou um dia sobre A Quebra da Quarta Parede, confesso que já tinha notado em vários filmes mas não sabia que era assim que se chamava e acho sensacional quando isso acontece e é bem utilizado.
A Quarta Parede é a barreira imaginária entre o personagem e o público. Quebrar a quarta parede nada mais é do que quando o ator olha para a câmera ou conversa com a audiência.
A Quarta Parede é a barreira imaginária entre o personagem e o público. Quebrar a quarta parede nada mais é do que quando o ator olha para a câmera ou conversa com a audiência. No cinema isso é pouco usado, em séries é mais comum como em House of Cards e Modern Family. Dois casos de filmes recentes trazem isso, Deadpool que é usado durante todo o filme como uma maneira de interação e para fazer algumas piadas e em O Regresso que é utilizado no final do filme como um elemento surpresa.
Vamos ver mais filmes famosos que utilizam esta quebra:
Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off) – 1986
Um dos mais clássicos, o personagem de Matthew Broderick passa todo o filme comentando os acontecimentos da estória com o público.
Clube da Luta (Fight Club) – 1999
Um dos melhores filmes já feitos em minha opinião, trazem o personagem principal interpretado por Edward Norton explicando os acontecimentos e apresentando as situações para o público.
O Máscara (The Mask) – 1994
Da mesma forma utilizada em Deadpool, em O Máscara Jim Carrey usa a interação com o público de forma cômica.
O Grande Roubo do Trem (The Great Train Robbery) – 1903
O clássico foi um dos primeiros filmes a trazer a interação do personagem com o público. Em uma cena sem relação com o filme, um ator olha para o público e dá um tiro na direção deles, dando um susto em quem estiver assistindo.
Psicose (Psycho) – 1961
O filme traz a quebra de maneira bem sutil, somente com o olhar do personagem para a câmera, assim como acontece em O Regresso.
Encontrei um vídeo bem legal com algumas cenas de diversos filmes em que a quebra acontece:
Demais né? Acho o cinema fantástico.
Créditos ao querido Toni Follador que deu a dica do post 😉
Beijos
@tatagulin