Curiosidades,  Inspiração

A Ciência da Felicidade – Como ser mais feliz

De volta a meus estudos que eu tanto gosto, me apareceu na grade a oportunidade de fazer uma matéria bem peculiar, A Ciência da Felicidade. Apesar de ser algo tão abstrato e poder parecer algo bem relativo para algumas pessoas pode ser uma ciência bem exata.

Certa comigo mesma de que o que eu imaginava ser exatamente felicidade, consegui ver algumas coisas com um ponto de vista bem diferente e que fazem todo o sentido. Selecionei alguns pontos e informações que me chamaram mais a atenção e convido vocês pra pensar comigo sobre isso e ver se muita coisa não faz mais sentido para vocês.

O que é felicidade?

Ao contrário do que pensamos, a felicidade não é algo que temos que almejar, e sim, algo que temos que viver AGORA para alcançar mais coisas que queremos – ou seja – você não deve esperar seu sucesso (financeiro, casamento, etc) para poder ser feliz, e sim, ser feliz no seu agora para poder no futuro alcançar seu sucesso.

Isto vem da mesma ideia de um post que fiz a um tempinho atrás sobre o poder do pensamento positivo aqui, da importância de ser feliz agora, com sua vida e situação atual para poder ser e fazer mais por você mesmo no futuro.

Outra questão sobre felicidade, que foi a que mais me chamou a atenção e tem mais sentido para mim, é sobre os dois tipos de felicidade, a Hedônica e a Eudaimônica. A primeira é uma felicidade momentânea, mas que passa, como comer coisas gostosas, usar drogas, etc. Já a segunda é a que devemos buscar, é a felicidade prolongada, ela não é fácil de alcançar, ela exige esforço seu mas vai te deixar feliz por muito mais tempo como estudar para uma vaga que você sonha, mudar seu estilo de vida, etc.

Felicidade x Dinheiro

Talvez você pense na sua linda cabecinha que se um dia ganhar na Mega-Sena, alcançar o cargo mais alto da sua empresa, ou herdar uma bolada de um parente desconhecido você será mais feliz.

Você está errado.

Estudos indicam que mais dinheiro não tem relação alguma com mais felicidade, com a exceção de pessoas que passam necessidades. Nos Estados Unidos uma pesquisa feita por dois vencedores do premio Nobel, Kahnemann e Deaton, mostrou que os americanos tem um limite de felicidade quando ganham até 75 mil dólares por ano – ou seja – ganhar mais do que isso não vai fazer o nível de felicidade da pessoa aumentar.

Anualmente é feita uma pesquisa pelo instituto Gallup – um dos mais respeitados do mundo – sobre os países mais felizes do mundo. Nos últimos 7 anos consecutivos o primeiro lugar ficou com o Paraguai – e pasmem – dos 10 primeiros da lista, 7 são países latinos. Dinheiro não é significado de felicidade, ele pode trazer conforto, mas não mais felicidade.

Como ser mais feliz?

Baseado em muitas informações que a ciência já provou levantei algumas coisas que podem te ajudar a ser mais feliz:

. Entenda que a felicidade é algo pessoal e intransferível. Não coloque sua felicidade em outras pessoas e coisas que você não tem controle, isso só vai te frustrar,

. Seja grato! Aprenda a apreciar cada momento da sua vida e diariamente anote 5 coisas que aconteceram em cada dia pelas quais você é grato.

. Se exponha a coisas boas, musicas animadas, filmes felizes, livros inspiradores e pessoas alegres. Evite o jornal dramático, as fofocas, pessoas negativas.

. Se conheça! Você vai descobrir que tem muitos mais motivos para ser feliz do que imagina.

. Não gaste sua energia se preocupando com o passado, nem muito tempo planejando seu futuro. Aproveite o hoje, seja feliz hoje pela pessoa que você é.

E então, prontos para ser mais feliz? Tem algo mais que você pratica que você indica?

Beijos

Thábata

Uma curitibana e típica pisciana que adora filmes, séries, cultura, viagens e tudo de mais incrível, curioso e diferente que o mundo tem para mostrar! Meu propósito de vida é deixar o mundo um lugar mais leve para que as pessoas possam se amar mais, rir mais, relaxar mais e buscar a felicidade! Sempre gostei de escrever e de poder compartilhar meus pensamentos com outras pessoas e encontrei nos meus textos e no meu blog o lugar perfeito para isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.