8 mulheres que mudaram a história.
Dia 8 de março o mundo para para homenagear as mulheres, flores são distribuídas e mensagens de carinho. Eu tenho muito orgulho de ser mulher, não sou aquelas feministas fervorosas que acredita que mulheres tem mais direitos do que os homens. A história do mundo nos mostra o quanto tivemos que batalhar pelos nossos direitos e sermos consideradas tão responsáveis, capazes e humanas como os homens – e isso ainda não é mundial.
Tudo o que conquistamos devemos a milhares de mulheres que foram a luta, que disseram não e nos deram desde o poder de votar até o de mandar em nossas vidas e no nosso próprio corpo. Dia 8 de março é o dia escolhido para nós por ter marcado o início da Revolução de 1917 (Rússia), quando mulheres foram as ruas protestar por melhores condições de trabalho e de vida.
Para homenagear nosso dia não vou deixar palavras bonitas, resolvi relembrar 8 mulheres que fizeram história com suas atitudes.
– Princesa Isabel
Para os brasileiros, e principalmente para as mulheres negras, ela foi uma libertadora. Filha de Dom Pedro II foi a responsável por ter conseguido a liberação da escravatura no país, através da Lei Áurea.
– Rainha Elizabeth
A filha de Henrique VIII teve sua mãe assassinada por seu próprio pai e foi por um longo período considerada bastarda. Em 1558 assumiu a coroa da Inglaterra e reuniu um grande grupo de inteligentes conselheiros para governar sabiamente o país. Considerada a responsável pela “Era Dourada” de um império em ascensão, tem como um de seus discursos mais famosos o dado aos soldados em cima de um cavalo e vestindo uma armadura na batalha contra a Espanha.
– Anita Garibaldi
Considerada uma das mulheres mais fortes e batalhadoras do país, largou sua família e sua vida para seguir seu marido em suas batalhas como a responsável por levar a munição aos soldados. Lutou diversas batalhas no Brasil, e na Itália lutou contra 15 mil soldados grávida de 5 meses.
– Simone de Beauvoir
A filósofa, professora, escritora e uma das feministas mais famosas do mundo nasceu na França em 1908. Nesta época, mulheres tinham apenas duas opções – se casar ou ir para um convento. Contra sua época se formou e foi responsável por grandes obras literárias nas quais discutia o papel da mulher na sociedade e criticava a vida burguesa e o machismo.
– Joana D’Arc
Apesar de viver em uma época na qual mulheres não podiam guerrear, e de ter sido acusada de ser bruxa, liderou milhares de homens na Guerra dos Cem Anos vestida como um deles, e os levou a vitória. 500 anos depois de ter sido condenada a morte, foi canonizada pelo Papa Bento XV.
– Audrey Hepburn
A linda e famosa Bonequinha de Luxo foi muito mais do que uma grande atriz. Durante a Segunda Guerra Mundial tornou-se uma humanitária, carregando mensagens secretas e organizando espetáculos clandestinos para angariar fundos na luta contra os nazistas. Passou os últimos anos de sua vida em missões pela Unicef – da qual se tornou embaixatriz. Sofreu muitos preconceitos ao se divorciar mas nunca desistiu de batalhar pelos seus filhos.
– Maria da Penha
Durante seis anos de casamento foi espancada brutalmente por seu marido. Chegou a ficar paraplégica e sofreu tentativas de homicídio. Com isto resolveu o denunciar e lutar para que fosse punido. Somente 19 anos depois conseguiu a criação da lei que leva o seu nome, protegendo os direitos e dando mais segurança para que mulheres que sofrem agressões possam fazer denuncias e serem atendidas.
– Margaret Thatcher
A famosa Dama de Ferro era assim chamada por ser dura em suas decisões. Filha de um dono de mercearia foi a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da política britânica. Por onze anos ficou no poder e marcou a história inglesa e a dos direitos das mulheres.
Feliz dia da mulher, a nós, batalhadoras, princesas, guerreiras e defensoras de nossos direitos.
Beijos
Thábata