Curiosidades,  Pessoas

8 mulheres que mudaram a história.

 

Dia 8 de março o mundo para para homenagear as mulheres, flores são distribuídas e mensagens de carinho. Eu tenho muito orgulho de ser mulher, não sou aquelas feministas fervorosas que acredita que mulheres tem mais direitos do que os homens. A história do mundo nos mostra o quanto tivemos que batalhar pelos nossos direitos e sermos consideradas tão responsáveis, capazes e humanas como os homens – e isso ainda não é mundial.

Tudo o que conquistamos devemos a milhares de mulheres que foram a luta, que disseram não e nos deram desde o poder de votar até o de mandar em nossas vidas e no nosso próprio corpo. Dia 8 de março é o dia escolhido para nós por ter marcado o início da Revolução de 1917 (Rússia), quando mulheres foram as ruas protestar por melhores condições de trabalho e de vida.

Para homenagear nosso dia não vou deixar palavras bonitas, resolvi relembrar 8 mulheres que fizeram história com suas atitudes.

Princesa Isabel

Para os brasileiros, e principalmente para as mulheres negras, ela foi uma libertadora. Filha de Dom Pedro II foi a responsável por ter conseguido a liberação da escravatura no país, através da Lei Áurea.

– Rainha Elizabeth

A filha de Henrique VIII teve sua mãe assassinada por seu próprio pai e foi por um longo período considerada bastarda. Em 1558 assumiu a coroa da Inglaterra e reuniu um grande grupo de inteligentes conselheiros para governar sabiamente o país. Considerada a responsável pela “Era Dourada” de um império em ascensão, tem como um de seus discursos mais famosos o dado aos soldados em cima de um cavalo e vestindo uma armadura na batalha contra a Espanha.

Anita Garibaldi

Considerada uma das mulheres mais fortes e batalhadoras do país, largou sua família e sua vida para seguir seu marido em suas batalhas como a responsável por levar a munição aos soldados. Lutou diversas batalhas no Brasil, e na Itália lutou contra 15 mil soldados grávida de 5 meses.

– Simone de Beauvoir

A filósofa, professora, escritora e uma das feministas mais famosas do mundo nasceu na França em 1908. Nesta época, mulheres tinham apenas duas opções – se casar ou ir para um convento. Contra sua época se formou e foi responsável por grandes obras literárias nas quais discutia o papel da mulher na sociedade e criticava a vida burguesa e o machismo.

– Joana D’Arc

Apesar de viver em uma época na qual mulheres não podiam guerrear, e de ter sido acusada de ser bruxa, liderou milhares de homens na Guerra dos Cem Anos vestida como um deles, e os levou a vitória. 500 anos depois de ter sido condenada a morte, foi canonizada pelo Papa Bento XV.

– Audrey Hepburn

A linda e famosa Bonequinha de Luxo foi muito mais do que uma grande atriz. Durante a Segunda Guerra Mundial tornou-se uma humanitária, carregando mensagens secretas e organizando espetáculos clandestinos para angariar fundos na luta contra os nazistas. Passou os últimos anos de sua vida em missões pela Unicef – da qual se tornou embaixatriz. Sofreu muitos preconceitos ao se divorciar mas nunca desistiu de batalhar pelos seus filhos.

Maria da Penha

Durante seis anos de casamento foi espancada brutalmente por seu marido. Chegou a ficar paraplégica e sofreu tentativas de homicídio. Com isto resolveu o denunciar e lutar para que fosse punido. Somente 19 anos depois conseguiu a criação da lei que leva o seu nome, protegendo os direitos e dando mais segurança para que mulheres que sofrem agressões possam fazer denuncias e serem atendidas.

– Margaret Thatcher

A famosa Dama de Ferro era assim chamada por ser dura em suas decisões. Filha de um dono de mercearia foi a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da política britânica. Por onze anos ficou no poder e marcou a história inglesa e a dos direitos das mulheres.

 

Feliz dia da mulher, a nós, batalhadoras, princesas, guerreiras e defensoras de nossos direitos.

Beijos

Thábata

Uma curitibana e típica pisciana que adora filmes, séries, cultura, viagens e tudo de mais incrível, curioso e diferente que o mundo tem para mostrar! Meu propósito de vida é deixar o mundo um lugar mais leve para que as pessoas possam se amar mais, rir mais, relaxar mais e buscar a felicidade! Sempre gostei de escrever e de poder compartilhar meus pensamentos com outras pessoas e encontrei nos meus textos e no meu blog o lugar perfeito para isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.