Robin-Williams-Movie-Quote-11

Conversando com um amigo que sempre colabora com alguns posts aqui do blog, ele me sugeriu listar 5 bons filmes que trazem uma lição de vida, nem sempre positivas, mas que são importantes e verdadeiras. Selecionamos os 5 filmes a baixo e em cada um pontuamos o que ele nos ensina que realmente vale para a vida de todos.

1 . Jerry Maguire – 1996 – Cameron Crowe

Sobre o filme: O filme conta a história de Jerry Maguire (Tom Cruise), um agente de jogadores de futebol americano que tem sua carreira quase derrubada pelo seu sócio e acaba ficando somente um com cliente famoso e problemático.

O que ele nos ensina? Duas grandes lições vem deste filme. A primeira é que a vida pode te derrubar quando menos se espera, e as vezes podem ser as pessoas em quem você mais confia que podem fazer isto. A segunda é sobre amor, muitas pessoas se casam por comodidade e não ficam com os amores de suas vidas.

 

2 . (500) Dias com Ela (500) Days Of Summer – 2009 – Marc Webb

Sobre o Filme: O filme fala do relacionamento de Tom (Joseph Gordon-Levitt) e Summer (Zooey Deschanel). Os dois mantém um relacionamento complicado onde Tom está bem mais envolvido do que a garota.

O que ele nos ensina? Não adianta se colocar em relacionamentos que não fazem bem. Você pode amar muito uma pessoa e ela não sentir o mesmo, e talvez esta situação só se torne dolorosa. Não perca seu tempo com quem não te quer bem, você pode estar deixando de conhecer pessoas mais interessantes.

3 . O Casamento do Meu Melhor Amigo (My Best Friend´s Wedding) – 1997 – P. J. Hogan

Sobre o Filme: Julianne (Julia Roberts) e Michael (Dermont Mulroney) são melhores amigos de infância e combinam que quando chegarem aos 28 anos de idade ainda solteiros se casariam. Nas vésperas da data combinada Julianne recebe uma ligação de Michael contando que está noivo, fazendo-a perceber, tarde de mais, que ela sempre foi apaixonada pelo amigo.

O que ele nos ensina? A pressa é inimiga da perfeição, e ela pode nos ferrar feio, por isso as boas coisas vem com o tempo. Por mais que passamos situações complicadas em nossas vidas elas passam, só é preciso aceitar. Outra lição é que quanto mais você tenta boicotar os outros, mais você se afunda nas mentiras.

4 . Comer, Rezar, Amar (Eat, Love, Pray) – 2010 – Ryan Murphy

Sobre o Filme: Liz Gilbert (Julia Roberts) é uma mulher acima dos 40 com uma carreira bem sucedida, uma bela casa e um marido. Apesar de tudo isso ela está perdida e confusa quanto ao que quer da vida. Numa decisão pensada ela decide sair de sua zona de conforto e faz uma viagem ao redor do mundo buscando auto-conhecimento.

O que ele nos ensina? É preciso se amar e se conhecer bem antes de tomar grandes decisões na vida. Não adianta buscar a felicidade em outras pessoas, você precisa ser feliz com quem é e se conhecer para saber o que realmente quer.

5 . Clube de Compras Dallas Dallas Buyers Club) – 2013 – Jean-Marc Vallé

Sobre o Filme: O filme data em 1986 quando a AIDS começa a se tornar uma doença real pelo mundo. Um eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é diagnosticado com a doença, e não aceita seu tratamento onde os médicos lhe deram somente 30 dias de vida. Inconformado Ron vai atrás de tratamentos alternativos que funcionam e passa a oferecer os novos remédios a outras pessoas com a mesma doença. Com isto ele consegue viver mais 7 anos.

O que ele nos ensina? Que temos que ir atrás quando realmente queremos uma coisa. Ser acomodado e se manter em sua zona de conforto não trará novos resultados. Você precisa batalhar pelo que quer, e as vezes pode se surpreender com o resultado.

6 . Um dia (One Day) – 2011 – Lone Scherfig

Sobre o Filme: No final da faculdade Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) se conhecem e se tornam grandes amigos para a vida toda, ela uma mulher simples e cheia de sonhos, e eleum rico conquistador que só quer se divertir. No passar de 20 anos eles brigam, se acertam, se ajudam e acabam percebendo que o que ambos procuravam estava lá o tempo todo e percebem que sempre foram apaixonados.

O que ele nos ensina? Podemos procurar várias coisas nos lugares mais distantes mas as vezes o que procuramos está bem ao nosso lado, só basta perceber. Outra grande lição do filme é que não temos controle algum sobre nossa vida e nosso destino, temos apenas que aceitar e tentar viver da melhor maneira possível com isso.

Concordam?

Beijos Thábata

ps. Post com colaboração do Toni Follador.

Comentários

You must be Logue para postar um comentário